sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A política de cada dia


Esta é a época em que mais se falam em política, mas pouco se sabe sobre esta “arte” ou “ciência”. Para muitos a política só faz parte do dia-a-dia dos governantes e seus assessores, o que não passa de um equívoco. A política vai muito além do que imaginamos.
Sempre achei que a política está relacionada às ações e atitudes das pessoas. Isso não significa apenas ir às urnas e votar consciente, não anular o voto e escolher um representante adequado para te representar seja no Executivo ou Legislativo.
Ao jogar um lixo em um local apropriado, por exemplo, o cidadão já está fazendo política. Evitar o desperdício de água, racionalizar a energia elétrica, cuidar do seu espaço, respeitar o próximo, ações simples, porém, fundamentais para a organização de qualquer cidade. Afinal, entre as diversas definições de política está a organização.
Assim, como os governantes têm a missão de traçar diretrizes e colocá-las em prática para “organizar” os Estados, nós, cidadãos, temos o dever de contribuir para este fim, fazendo a nossa parte.
Muitos erram ao esperar todas as soluções do Governo, usando como justificativa o pagamento de impostos ou qualquer coisa do tipo para cobrar ações imediatas. Não que o Governo não tenha suas responsabilidades, pelo contrário, sabemos que são muitas. Mas, nos últimos tempos muito se cobra e pouco se faz.
Vivemos em um país democrático o que nos permite participar ativamente de seu desenvolvimento.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário